Os certificados digitais também possibilitam a criação de assinaturas eletrônicas

Além da segurança da ligação e do site, estes conjuntos de dados não só permitem uma navegação despreocupada e a troca de dados encriptados na Internet, como também têm um efeito diretamente modernizador nas empresas que decidem utilizá-los, por exemplo na área da gestão documental. 

https://www.certifica.com.br/blog/assinatura-qualificada-com-certificado-digital-chave-para-mais-seguranca

Renovação: A renovação de certificado é um processo pelo qual um usuário adquire um novo certificado para a mesma chave pública usada em um certificado expirado. A maioria dos certificados SSL expira um ano após a compra. Para manter a confiança dos usuários da web, os proprietários de certificados devem planejar a renovação de um certificado no último trimestre antes da expiração. Você pode solicitar a renovação gerando uma nova Solicitação de Assinatura de Certificado (CSR) através do painel de controle de hospedagem da sua CA. A CA irá então processar este pedido e concluir as etapas de verificação de identidade no mesmo período de tempo necessário para processar o CSR para um novo certificado – desde que o domínio, o nome da empresa e outros detalhes do proprietário não sejam alterados. A CA envia então o certificado à pessoa de contato responsável. O titular deverá então instalar e configurar o novo certificado antes de remover o documento eletrônico antigo.

Reemissão: A reemissão de certificado (também chamada de re-chave) é um processo no qual um usuário gera uma nova chave privada e CSR para um certificado existente. Como explica o DNSimple, há vários motivos pelos quais um usuário pode precisar reemitir um certificado: por exemplo, se ele perdeu ou excluiu sua chave privada, se deseja alterar as informações sobre o certificado ou se deseja alterar a força da criptografia do certificado. Assim que o processo de reemissão for concluído, um novo certificado digital será criado.