É importante avaliar cada paciente quanto à presença de bronzeado

Se presente, o tratamento a laser deve ser adiado até que o bronzeado desapareça. O tratamento na presença de bronzeado pode resultar na absorção da energia do laser tanto pelo cabelo quanto pela epiderme, melanina e acúmulo de fótons próximo à superfície da pele, causando queimaduras epidérmicas. Alguns médicos podem usar fluências abaixo do ideal para reduzir as chances de queimadura, o que diminui a eficácia do procedimento. 

Cuidados Após a Depilação a Laser para uma Pele Saudável

Ponto final ideal. O desfecho ideal da terapia a laser é edema perifolicular e eritema. Um ajuste da fluência ou da duração do pulso pode ser indicado se isso não for alcançado. Presença de eritema confluente, acinzentamento, bolhas ou dor extrema são sinais de lesão epidérmica. Nessas situações, as fluências devem ser reduzidas em 10 a 20 por cento. 

Duração do pulso. A duração do pulso é geralmente orientada pelo tempo de relaxamento térmico (TRT). Para que o laser seja eficaz, a duração do pulso deve ser menor que igual ao tempo de relaxamento térmico do folículo piloso. Se a duração do pulso exceder o TRT, juntamente com danos ao alvo, a energia térmica também se dissipará para o tecido adjacente, resultando em lesões nas áreas circundantes. O TRT também depende do tamanho da estrutura alvo. O TRT de um folículo capilar mais grosso será mais longo do que o de um cabelo mais fino. Para folículos capilares terminais humanos, o TRT varia entre 10 ms e 50 ms.